Segunda Fase


Introdução

Segunda Fase - Equipe Voluntária


Uma das funções da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos: amor; paz; respeito; tolerância; humildade; honestidade; felicidade; simplicidade; responsabilidade; liberdade; cooperação e união,estes que são os doze valores universais.
Está se desenvolvendo na escola um projeto que visa o resgate de valores humanos, com os nossos alunos de sétimas e oitavas séries do ensino fundamental, e esta proposta de formar uma EQUIPE VOLUNTÁRIA DE CONSTRUÇÃO DE PÁZ, interagindo nas situações de conflito de seus colegas das turmas do ensino fundamental é um dos objetivos específicos do projeto. A idéia de incluir as sextas séries neste programa é oportuna, pois apresentam as mesmas necessidades de socialização que seus colegas de séries mais adiantadas.


Justificativa

O desrespeito às normas de convivência de nossos alunos em relação aos seus professores e entre colegas torna o ambiente escolar num lugar hostil e desinteressante para o aprendizado que todos nós almejamos.
Entendemos que a escola é um espaço de integração social e desenvolvimento pessoal dos alunos, faz-se necessário criar estratégias com o intuito de melhorar a situação, visando proporcionar um ambiente mais atrativo e acolhedor, para que os alunos possam repensar suas atitudes, desenvolvendo sua afetividade, o seu senso de ética, cidadania e justiça. Aos poucos acreditamos minimizar a agressividade, a intolerância, os maus hábitos que costumam praticar no dia a dia.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos de cada turma, analisar detalhadamente a sua realidade específica comportamental de conflito e levar ao seminário para ser analisada, debatida, e encotrada uma ação, ou ações conciliatórias que venham ajudar a estabelecer a normalidade nesta turma em apreciação.
A banca conciliatória será formada por:

  •        Professor coordenador do projeto.
  •        Um professor de consenso.
  •        Subcoordenadores do projeto.


Objetivos Específicos


  • Desenvolver o senso de respeito e justiça.
  • Formar consciência dos valores éticos e morais.
  • Reconhecer que a paz nos ambientes de trabalho é uma conquista diária por meio de nossas ações.
  • Respeitar as diferenças.
  •  Identificar e repelir o bullying.
  •  Abolir a discriminação, exclusão ou desvalorização do ser humano em qualquer idade.
  •  Valorizar a opinião, o conhecimento, e a crítica construtiva dos nossos alunos.
  •  Associar a dinâmica do processo em questão ao desejo de dar liberdade e, autonomia aos nossos alunos, independente da faixa etária em que se encontram, possibilitando a oportunidade de todos serem críticos e transformadores de sua realidade podendo também ser protagonistas de sua aprendizagem.
  • Que todos, professores e alunos avaliem a experiência e quiçá sirva de bons resultados para nos prepararmos para um próximo ano com algumas boas alternativas.

Desenvolvimento Metodológico


  • Em cada turma, cada conselheiro, cria uma estratégia para fazer os levantamentos necessários para determinar o problema que assola a turma (o mais significativo, desencadeador de desajustes que prejudicam o bom andamento das aulas). 
  • Envolver, nesta prática, todos os alunos, e que "valores" norteiem todo o processo. 
  • Conscientizar os alunos que todas as contribuições são importantes.
  • Colocar em votação na turma a escolha do problema que será levado para debate.
  • Determinar dois alunos (as) que possam expor ao grupo de conciliação o problema em questão (não citar nomes, nem fazer colocações que exponham de alguma forma professores e alunos ou a comunidade escolar.) 

  • A questão que será apresentada a equipe voluntária deverá conter:

  • O resultado do levantamento de dados de cada situação conflitante.
  • As possíveis causas que determinam a situação.
  • Análise cronológica do desencadeamento das situações.
  • Resultado do levantamento do número de alunos que se envolvem em tais situações e que prejudicam o bom andamento das aulas.


O nosso desejo é inovar a forma de tratar os casos de desajustes comportamentais dos alunos na escola, valorizando a autonomia e o diálogo entre pares, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. Acreditamos muito no reconhecimento dos bons exemplos daqueles que já, apesar da pouca idade, acreditam na importância dos valores humanos, e que estes ao repassarem esta saudável expectativa de se sentirem capazes de colaborar na construção da paz em sua escola, venham efetivamente contribuir para a boa formação da cidadania.
Ressaltamos que estes alunos que formarão a equipe voluntária, na construção da paz, sãos os alunos que participam da elaboração do Projeto Resgatando e Potencializando Valores representando suas turmas de sétimas e oitavas séries do ensino fundamental. São três alunos por turma que juntos estudamos valores e construímos este projeto. Acredito que quando damos voz e vez ás crianças e aos jovens, nos surpreendemos e ficamos fascinados com os resultados. Nossa experiência de longos anos de experiências fascinantes nos levam a acreditar neste nosso projeto.



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