Primeira Fase


Introdução


Educar para a cidadania, formando cidadãos, conscientes e participativos, de conduta pautada em valores sólidos, é o que a família e a sociedade esperam das escolas. Esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, como também, a cidadania, não deve ser construída por vias burocráticas. Este desejo deve deixar de ser utopia e se tornar real, na formação moral dos alunos, no planejamento e desenvolvimento pedagógico e no convívio de toda a comunidade escolar.
Os valores humanos, como justiça, ética e amor estão um pouco esquecidos pela nossa sociedade e até mesmo por aqueles que deveriam dar o exemplo. Levar vantagem em tudo, ganhar dinheiro ilícito parecem ser mais importantes que as relações de respeito, e responsabilidade entre as pessoas.
A família tem um perigo iminente ameaçando a formação dos seus filhos, que é a drogadição, o álcool e a violência descontrolada que assola a sociedade em geral. A família deveria ser bem estruturada para dar uma base sólida a seus filhos, porém muitos são os fatores que contribuem para a desintegração da estrutura familiar, fragilizando a segurança de seus membros.
Acredita-se que através da educação prosperamos na vida, e que também através dela poderemos mudar o cenário de miséria e criminalidade que assolam todos os recantos do nosso país. Nossos alunos, que convivem com esse quadro, não acreditam que a educação promoverá esta mudança. Ele convive com o descaso social; assiste em rede nacional os casos de corrupção, "dinheiro fácil"; ouve o lamento, daqueles que se propõem a educá-lo,seus professores,indignados por receberem salários aviltantes na difícil tarefa de educar e concluem que existem maneiras mais rápidas e fáceis para conseguir bens materiais. Essa é sua visão equivocada que poderá levá-lo a uma vida de risco, para si e para a sociedade.

Justificativa

Pelas razões acima citadas, bem como outras, é que nos motivamos a realizar mais um projeto que vise resgatar valores humanos esquecidos, abandonados ou desconhecidos para que nossos alunos vislumbrem a necessidade de repensar sua conduta na família, na escola enfim, na sociedade.
Visamos envolver a família dos nossos alunos, membros da nossa comunidade escolar, da nossa sociedade, usando o conhecimento e a arte como suporte e um desejo muito forte de contribuir para uma vida melhor dos nossos educandos.
Acreditamos que interagindo na comunidade, nossos jovens encontrarão mais facilidade e  maior coerência nas respostas as suas indagações. Em meio á estratégias bem elaboradas, atividades prazerosas e desafios na realização das atividades, pensamos que assim  multiplicaremos  as chances de atingir mais facilmente nossos objetivos. Sabemos que este é um processo lento e contínuo que necessita de todos que participam da vida dos nossos alunos, todos mantendo o mesmo foco, observando, analisando e indicando caminhos, sem esmorecer, no resgate de valores positivos inerentes ao ser humano.

Objetivo Geral

Propiciar aos alunos, conhecerem os valores que norteiam a vida do cidadão em sociedade, através de pesquisa bibliográfica e de campo, reflexões, análises, avaliação e conclusão sobre todos os objetos de estudo. Buscar também favorecer ao aluno construir seu próprio saber para que internalize com mais objetividade tudo que lhe é oferecido em conhecimento e para sentir-se mais seguro diante de suas escolhas, em todos os momentos de sua vida.

Objetivo Específicos


  • Criar situações de aprendizagem para que todos os alunos participem das atividades priorizando autonomia, a liberdade, tornando-os críticos e transformadores de sua realidade e protagonista de sua aprendizagem.
  • Oportunizar aos alunos, no desencadeamento das etapas, a compreensão das realidades que se apresentam: com suas discrepâncias, verdades, controvérsias, enfim, numa passo a passo ir analisando; ponderando; discutindo; buscando a razão do valor absoluto que cada ser humano poderá ter, e que poderá aprimorá-lo para uma boa convivência na vida em sociedade.
  • Resgatar atitudes de cooperação, altruísmo, participação, sensibilidade, responsabilidade, tolerância e comprometimento com a comunidade escolar;
  • Formar consciência sobre valores éticos e morais;
  • Saber respeitar as diferenças;
  • Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de nossas ações, na escola, na família, no trabalho, na sociedade;
  • Desenvolver a auto-estima e o respeito;
  • Rejeitar qualquer tipo de descriminação, exclusão, desvalorização, desrespeito ao ser humano.
  • Praticar qualquer tipo de violência contra animais ou qualquer forma de vida.


Desejamos com este trabalho contribuir efetivamente na construção de uma sociedade mais justa, que vise á igualdade social e a prática de valores com respeito á cidadania.

Desenvolvimento Metodológico

O desenvolvimento do projeto teve início no mês de abril e abrange as turmas de sétima e oitavas séries do ensino fundamental do INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CRISTÓVÃO DE MENDOZA- CAXIAS DO SUL-RS.
O desenvolvimento do projeto acontece em aulas semanais, através da vivência no cotidiano escolar. É um processo de construção, em que os alunos vão tomando consciência da importância dos valores no seu comportamento e na sua relação com os demais, refletindo sobre suas ações e as de seus pares e a partir daí, professor e alunos buscam respostas e/ou soluções criativas para as situações planejadas.
Importante que através das atividades propostas no projeto, todos os envolvidos sejam capazes de trabalhar em equipe, saibam planejar, decidir e lidar com os conflitos do dia a dia,
dando ênfase ao trabalho de qualidade executado com eficiência e presteza visando o bem comum.



DESENVOLVIMENTO___PRÁTICA

ANTES DA EXECUÇÃO DO PROJETO

Iniciamos as atividades usando a técnica "Tempestade de idéias", estratégia usada com o objetivo de identificar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, sobre valores humanos e avaliar seus conhecimentos, ouvir suas idéias, suas indagações e dúvidas referentes ao tema a ser trabalhado, dando condições de planejar as etapas do projeto.

AÇÕES DO PROJETO


  • Foram organizados os grupos de trabalho,não excedendo a quatro ou cinco elementos cada um.
  • Cada grupo escolheu um subtema dentre os "valores humanos na sociedade".
  • Nesta etapa, os alunos discorreram sobre suas dúvidas e certezas em relação ao subtema escolhido, deixando registrados os seus pareceres para futura análise.
  • Os grupos realizaram pesquisa bibliográfica sobre o assunto de seu subtema.
  • Nesta etapa, foi realizado por cada grupo, um paralelo, confrontando o conhecimento empírico do aluno com os conceitos e definições encontrados nas pesquisas.
  • Com o resultado das pesquisas e mais o seu conhecimento, o grupo de alunos elaborou um questionário, abordando aspectos importantes e até polêmicos, relativos ao subtema em questão, para ser respondido por pessoas de nossa sociedade.
  • Os grupos selecionaram pessoas de diversos níveis: sociais, profissionais, de escolaridade, para contribuir com nosso projeto respondendo aos questionamentos.
  • Citamos a profissão de alguns de nossos entrevistados que somam o nº de 235 : professores,  enfermeiros, donas de casa, médicos, advogados, gari, estudantes, padeiro, policial, militar aposentado, comerciante entre outros.
  •  Ao receberem os questionários respondidos, o que foram em geral riquíssimos em contribuição, os alunos analisaram, selecionaram e registraram as informações recebidas, compiladas  em  fascículos e estes refletem a  interpretação de cada entrevistado sobre os valores que regem a nossa sociedade atualmente.
  • Em momento oportuno, cada grupo dos vinte e nove subtemas do projeto, apresentaram aos seus colegas as especificidades do assunto escolhido por eles e que tem sido objeto de estudo e aprimoramento na questão de valores humanos.
  • Todos os grupos confeccionaram cartazes alusivos ao seu subtema, levando á comunidade escolar um apelo ao resgate dos valores humanos em nossa sociedade, potencializando a importância desta prática.
  • Todos os cartazes, bem como, os fascículos referentes a cada um dos subtemas do projeto ficarão expostos no saguão da escola para apreciação da nossa comunidade escolar.
  • O grupo de  subcoordenação do projeto fez a divulgação do mesmo em todas as turmas da escola em seus referidos turnos.


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